quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Esse crânio pode revolucionar a história da espécie humana

Um crânio fossilizado datado de 1,8 milhão de anos na Georgia pode indicar que espécies antigas de humanos, como o ‘Homo habilis’, ‘Homo rudolfensis’ e ‘Homo erectus’, eram na verdade uma mesma espécie – mas com aparências variadas. A descoberta pode obrigar os pesquisadores a reescrever a história da evolução do homem.

Esse crânio pode revolucionar a história da espécie humana


O crânio foi descoberto em 2005 junto com vários ossos de animais e ferramentas de pedra, e é o crânio antigo mais intacto já descoberto pelos cientistas. O que os surpreendeu foram algumas características peculiares, como uma pequena caixa craniana, um rosto comprido e um grande maxilar, que nunca haviam sido descobertos juntos anteriormente, o que desafia as divisões criadas para distinguir as espécies dos ancestrais do homem. Segundo os pesquisadores, isso significa que o Homo habilis, o Homo rudolfensis e o Homo erectus eram uma espécie única, com esqueletos que pertenciam à pessoas com diferentes aparências.

Era justamente na variação no formato dos crânios dos ancestrais humanos que os pesquisadores se baseavam para classificá-los como espécies diferentes, mas eles sempre enfrentaram diversos problemas para entender como a evolução teria acontecido, isto é, qual das espécies teria dado origem aos homens modernos, conhecidos como Homo sapiens.

Junto ao crânio, foram encontrados restos mortais de outros quatro indivíduos. De acordo com o estudo que durou oito anos, todos eles estão associados ao mesmo período histórico, o que também indica que todos os fósseis pertenceram à uma única espécie – o Homo erectus.

Desse modo, a ideia de diversas espécies Homo pode ser derrubada. O Homo erectus surgiu na África e se adaptou em vários ecossistemas, dando origem ao homo sapiens, conclui o estudo.

Fonte: LiveScience

Nenhum comentário :

Postar um comentário

" A Verdade está lá fora"