sábado, 20 de dezembro de 2014

Teoria da Ortotonia - Estudo cientifico para traçar rotas de OVNIs.




Aimé Michel

A  teoria  da  Ortotenia,  formulada  por  Aimé  Michel, baseada nas observações de 1954. A referida teoria pode ser confirmada pela analise doutras observações feitas noutros países e noutras épocas, e pode também ser desmentida mesma maneira. Todavia, esta possibilidade de desmentido não tem valor algum de negação absoluta, porquanto as simulações  por meio de computadores, e outras provas por outros métodos,  não conseguiram senão reduzir uma "franja"  incerta e , na realidade , não fizeram mais do que endurecer o núcleo  da Ortotenia, ao ponto  e o tornar agora praticamente "infrangível" . Mas o que é a Ortotenia?

   Paul  Misraki  (1968)  traça-nos com a sua  ágil pena a história deste achado, que se tornou uma teoria (Des signes dans de ciel , pp 36-37 ):

"Colecionando os recortes de jornais relativos à aparição de "discos" ,  Aimé Michel teve um dia a ideia de espetar tachinhas num mapa da França  (Michelin, projeção  Bonne) , nos locais em que essas aparições haviam sido consignadas .Teve,  então, a surpresa de  verificar  que  as referências  não emanavam de lugares ao acaso , mas de localidades dispostas (para um mesmo dia) ao longo de linhas retas.

  Esses alinhamentos não  significavam  (como  alguns  acreditaram, sem razão) que os engenhos se compulsavam de maneira retilínea  e eram sucessivamente avistados em vários pontos de sua trajetória. Com efeito, tratava-se geralmente de objetos que se prestavam a descrições diferentes e evoluíam de maneira  completamente caprichosa. Achava-se, entretanto, os locais onde se tinha assinalado a presença de objetos conhecidos se encontravam dispostos, muito exatamente, ao longo de linhas retas, afastadas cerca de um quilometro. Além  do mais, esta regra aplicava-se praticamente à quase totalidade das observações, comportando uma ínfima percentagem de exceções.
Como a alucinação,  o erro ou a mistificação não tem  por hábito propagar-se em linhas retas, Aimé Michel pôde considerar esta disposição "ortoténica" como uma primeira  prova cientifica  da realidade dos UF0.   Como consequência, estas analises foram retomadas um outro especialista do estudo dos "discos voadores", o  matemático  Jacques Vallée, cujas calculadoras eletrônicas revelaram que uma parte importante dos alinhamentos descritos por Aimé  Michel podia  ser  imputada  ao acaso.  



Mas, após discussão, tornou-se claro que o cálculo eletrônico tomava em conta os alinhamentos mais notáveis, como o se assemelhava, em 24 de Setembro de 1954, às  seis observações sobre uma mesma reta, nem os de 14 de Outubro quais se conservavam irredutíveis  ao simples acaso."
      
Michel Carrouges (196þ) diz-nos que (ob. cit., pp. 145 e  147):

"Por si só, a noção de ortotenia  tem um efeito revolucionário. Descobrir que as observações de discos se encontram, pelo menos em certos dias, situadas em situadas em série sobre linhas  retas é descobrir que os próprios discos se manifestam longo de linhas retas, o que nos dá  uma prova imprevista ,  mas decisiva, da sua objetividade e uma confirmação geométrica do valor objetivo dos testemunhos ( p. 143 )."

"A própria testemunha ‚ constituída em prova material do fato que observou. Sai do seu isolamento subjetivo da sua coexistência puramente humana com outras testemunhas , para ser constituída, com elas, num elemento material de uma estrutura geométrica de que nenhuma dessas testemunhas podia estar consciente (p. 145).

Como Aímé Michel brilhantemente defendeu, a Ortotenia traz bem a prova da existência do "fenômeno disco". Resulta daí, pois, que a Ortotenia não é demonstrada como lei física , nem sequer como comportamento determinado. Basta, contudo, que a Ortotenia tenha sido estabelecida numa série de casos Para fundar em realidade objetiva a base dos testemunhos correspondentes.

Pode-se até tirar daí um argumento de verossimilhança  geral para a base do conjunto dos outros testemunhos, anteriores e posteriores.  É, aliás, notável que,  inspirados pela descoberta de Aimé Michel,  outros pesquisadores privados hajam  chegado  a  conclusões  análogas nos Estados  Unidos (þ. 147) ."

---   Maurice Santos (1970) faz o comentário seguinte da Ortotenia (ob. cit., pp. 170-171), que corrobora a tese de  Michel Carrouges e assinala o desenvolvimento dessa teoria no mundo :
"Aimé   Michel,  autor de várias obras sobre os OVNIs descobriu, aquando da vaga de aparições de 1954, uma relação  geométrica seguida no "fenômeno discos-voadores" esta relação  criou um vocábulo particular para o designar: a Ortotenia.

De acordo com as suas teorias, parece que as observações  de OVNI  relatadas pelas testemunhas podem situar-se sobre linhas retas no interior de um país e até  de três países (Itália, França, Inglaterra).  Em seguida ao aparecimento do seu estudo Mystérieux Objetos Celestes, vários países debruçaram-se  sobre a questão, porquanto a finalidade de Aimé Míchel é descobrir uma motivação inteligente no seio do "fenômeno OVNI”, provar que o acaso não pode colocar fenômenos em linha reta.

Parece, com efeito, que uma vasta inteligência se deixa  adivinhar por detrás de inúmeras aparições. Aimé Michel  pensa numa espécie de quadricula de cada região do Globo.  0 autor conseguiu quebrar a couraça de indiferença de certos cientistas, e apaixonar a opinião pública. “Tem o mérito de haver posto o problema em novas bases, porquanto certos organismos oficiais puseram meios modernos à disposição dos  pesquisadores, nomeadamente a eletrônica.”

Considerando não apenas os locais e datas das observações, mas também a natureza dos OVNI observados apercebemo-nos de que:

a) Os engenhos cuja observação se situa sobre uma reta são, em geral, do tipo lenticular ou esférico, a que se chama vulgarmente,  "discos-voadores”.

b) No local onde as retas se cortam, formando assim uma estrela, há a observação, não já  de "discos”, mas do tipo cilíndrico, o que se chama vulgarmente um "charuto", geralmente em posição vertical e por vezes estacionária, rodeado  duma "nuvem" ou luminescente. ·. 

----    Charles A. Maney (1959), no decurso de uma conferencia realizada em Akron (Ohio), EUA, em 14 de Março e utilizando os mapas levantados por Aimé Michel, evocou a possibilidade seguinte:

"0 mapa n.º 7, levantado por Aimé Michel, que comporta trinta e um pontos de observação somente para o dia 2 de Outubro de 1954, mostra-nos uma infinidade de linhas de fato, nove linhas ortoténicas se cruzam sobre Poncey, um pouco a nordeste  do centro da França. E, uma vez mais, conforme  Aimé  Michel  faz  notar,  um  grande  “ charuto” luminoso foi observado na intersecção, em Poncey, na noite de 2 de Outubro. Um bem organizado programa de exploração  por inteligências extraterrestres parece ser uma interpretação  plausível de tão extraordinária circunstância geométrica."

----    F. Lagarde (1972), numa carta que teve a amabilidade nos escrever, em 5 de Abril deste mesmo ano, frisava também:

"Chamo a sua atenção, se dispõe do tempo que não tive para rever os estudos de Saunders, para uma linha ortoténica que, partindo dos Estados Unidos, passaria por Le Vauriat, para  cortar Bavic no Puy-de-Dôme, transformando este depoimento em vedeta pelas suas inúmeras observações (quarenta e três ) , sem levar em conta séries que apareceram no ultimo "Contact",   e igualmente pela abundancia das suas fontes termais. Acontece o mesmo em relação a Mendoza (Argentina), cujos elementos publicarei um dia... "
Infelizmente, as tarefas estavam já distribuídas, e nenhum dos elementos da nossa equipe internacional pode estudar em pormenor  e sintetizar este notável desenvolvimento. Mas justamente, é -o  na  realidade?  Fazer  a  pergunta suscitava resposta, e precisamente da própria pena de Saunders, que F. Lagarde nos havia assinalado tão gentilmente.

---  David  R.  Saunders  (1971),  num  artigo  intitulado "Is Bavic remarkable?"(publicado em Flying Saucer Review , vol. XVII, n." 4, pp. 13, 16 e 25),analisa a linha ortoténica‚ Bayonne-Vichy (Bavic).
 Após haver citado os que discutiram a ortotenia   --- E.  U.  Condon,  Michael  Davis,  Olavo  Fontes , Paul  Julian,  Charles  A.  Maney,  A.  D.  Mebane,  Donald H.  Menzel,  o  próprio  Aimé  Michel, Antonio  Ribeira , P. M. Seeviour, J. Vallée, C. Vogt  ---  , o doutor Saunders põe o problema da definição
dum índice de linearidade que satisfaria em certas condições e desfrutaria de certas propriedades desejáveis:

1 ) deve poder calcular-se para qualquer número de pontos  de  observação;
2) deve  variar  de  maneira  contínua enquanto função do único dado, sem a intervenção de constantes arbitrárias,  tal  como  a  largura de  um  "corredor";
3) deve ser independente do tamanho absoluto da configuração a estudar;
4) deve também levar-se à verossimilhança relativa da obtenção de valores diferentes do índice, em condições aleatórias.  E qual ‚  a resposta de Saunders  à sua própria pergunta?
Resumo:

A nossa resposta à primeira pergunta é: "Sim,  Bavic é notável.”. Este artigo desenvolve a nossa analise racional desta resposta, que ‚ baseada unicamente nas propriedades internas, intrínsecas, da "configuração Bavic" e nas  circunstâncias da sua descoberta. Se tal não passou de exercício metodológico foi porque o nosso intento científico foi saber se  uma pesquisa nova,  pressupondo a realidade Bavic, seria verdadeiramente frutuosa. Os resultados obtidos aqui são nitidamente encorajadores para uma tal pesquisa.
(Bouder, Colorado, 23 de Janeiro de 1971.)

O que reduz a uma sátira duvidosa a declaração de J.B.  sobre Aimé Michel "Ele descobriu a lei da propagação retilínea das patranhas.”.

Zero próprio Aimé Michel referiu que, em consequência  do grande número de testemunhos que recolhera no ano de 1954, foi levado a reconhecer que as suas linhas ortoténicas se tinha prolongado para além da França e, por vez para muito longe. Mas se, num dado país, as referências de observação sobre um mapa de projeção plana (Lambert, por exemplo) permitem traçar linhas retas, desde que se saia deste quadro nacional estreito, a noção de reta caduca. E, como as linhas ortoténicas "nacionais" são prolongamento de outras
linhas  "nacionais”,  pode  então  ser  interessante determinar qual é  o arco de círculo, ou grande círculo terrestre, que serve de suporte às diferentes linhas ortoténicas "nacionais", que se prolongam mutuamente.

Jacques  Vallée  afirma  que  o  conhecimento  desse(s) grande(s) círculo(s) pode permitir revelar as relações possíveis  entre alinhamentos, e "talvez até  investigar se o fenômeno considerado na escala planetária possui leis gerais acessíveis aos nossos métodos de pesquisa" (ob. cit., p. 95).

0 problema a resolver ‚ muito mais apaixonante do cse pensa, porquanto a verdadeira pergunta é : até onde pode ir   "Bavic,  a  notável" ?   Donde  surge  imediatamente:  que hipóteses se podem formular a seu respeito?
 
Extraído do livro Os Estranhos Casos dos OVNIs de Henry Durant  - Editora Hemus 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

" A Verdade está lá fora"